segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Giuseppe Verdi



O mais famoso compositor italiano, Giuseppe Verdi nasceu no dia 10 de Outubro de 1813, em Róncole, um pequeno bairro, perto da cidade de Parma. Por causa das suas atitudes musicais começou a exercitar essa tarefa na pequena taverna dos pais, tendo como primeiro maestro o organista da cidade, Pietro Baistrocchi.
Aos 10 anos encontra um mecenas que, apoia as suas inclinações musicais, apresenta-o ao grande conhecedor de música, Ferdinando Provesi. De 1832 a 1835 está em Milão para completar os seus estudos musicais às custas do Monte di Pietà de Busseto e de Barezzi que, um ano depois, lhe concede a mão de sua filha, Margherita. Não conseguindo matricular-se no Conservatório, faz aulas particulares com o maestro Vincenzo Lavigna. Em 1836 é nomeado Maestro da Escola de Música da sua cidade, no ano de 1838, muda-se com a família para Milão onde, no ano seguinte, representa com sucesso no Teatro Alla Scala sua primeira ópera ''Oberto, conte di San Bonifácio''. Em 1840, perdeu dois dos seus filhos e a sua esposa. Depois destas desgraças e após o fracasso da sua segunda ópera, Verdi pensa em abandonar para sempre a carreira de compositor. Foi convencido a continuar pelo empresário da Scala, Bartolomeo Merlli que lhe dobrou a ópera Nabuco no ano de 1842.
A obra Nabuco teve um dos maiores triunfos, abrindo-lhe as portas dos maiores teatros de Itália e da Europa. Em onze anos Verdi trabalha sem parar uma quinzena de melodramas.
O sucesso foi grandioso porque a maioria das obras tratavam do assunto da liberdade dos povos, problema que tocava mais ou menos a todos os povos da península que estavam sob o domínio de outros países, como a Lombardia e o Veneto. Nestas regiões, os patriotas lutavam pela unificação da Itália. São estes os anos dos levantes patrióticos das guerras de Independência Nacional.
Verdi participa através da sua música.
No ano da unificação em 1861, Verdi é eleito deputado no primeiro Parlamento Italiano.
No ano de 1874 tornou-se Senador do Reino de Itália o maestro, além de se dedicar à música começou a cuidar, na mansão de Sant' Agata, das suas terras ganhas com proventos da música. No final do século XIX, a sua renda era a mais alta de toda a província de Parma. Verdi com o mesmo carácter orgulhoso e severo, mantinha com a sua origem, um relacionamento de amor-ódio.
Verdi passou a viver mais tempo em Milão onde, no dia 27de Janeiro de 1901, acaba a sua vida.
O seu túmulo foi colocado, em Milão, na Casa ''di Riposo Giusepppe Verdi'' para músicos, edificio que ele quis nesta cidade, para cantores e músicos necessitados e que nos dias de hoje ainda se sustenta com proventos dos direitos do compositor.
Um edificio construído e equipado por ele, representa a manifestação da generosidade e solidariedade.

Editor: Jaime Reis

Para comentários:
jaimempreis@gmail.com

Sem comentários: