terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O guardião

O guardião é um filme que retracta o dia a dia dos salvavidas da  guarda costeira americana.
No principal papel Kevin Costner é um salva vidas da guarda costeira americana.
Um homem já de saida daquela função não havendo ninguém que o tivesse superado, nos seus recordes na escola da guarda costeira.
O seu elevado numero de salvamentos fez dele uma lenda viva.
Num dia, para mais uma saída para mais um salvamento, Ben Randall (Kevin Costner) perde a sua equipa, ficando abalado e com este facto é colocado contra sua vontade, na escola que tinha jovens para a sua profissão, é um programa de elite para salva vidas.
Ben para além da tragédia da escola vê o pedido de divórcio da sua mulher por não aguentar mais aquele tipo de vida o que o deixa num estado psicológico muito débil.
Ben na sua função assume o treino da turma, sendo os seus métodos de ensino muito questionáveis, deixando ficar a turma como os responsáveis de pé atrás com a situação.
Ben ensina por um método prático.
Da sua turma à um aluno que se destaca, chama-se Jake Fisher, pelo seu excelente desempenho nas provas. Graças à sua personalidade, Ben e Jake vão estar frente a frente demasiadas vezes.
Jake é um jovem sem experiência no ramo do salvamento e  só percebe o verdadeiro significado da sua profissão no dia em que faz o seu primeiro salvamento e se apercebe do risco que tem em mãos. Este primeiro salvamento que ele fez contou com o apoio de Kevin Costner a bordo do helicópetro.
Tal como Ben o ensinou, para uns viverem outros têm de morrer e assim foi, Ben morreu entre as águas do oceano e Jake salvou-se para mais uma breve odisseia de salvamentos.







Análise: Grandioso elenco de cenário, diálogo, e contra cenas.

Editor: Jaime Reis
Para comentártios:
Jaimempreis@gmail.com

Sem comentários: